Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 4 n. 1 (2006): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 04(1), 2006; 13-28
Palavras-chave:
turismo cultural; representações; imagens; identificações; Barcelona
Resumo: O presente artigo é dedicado à análise das imagens turísticas de Barcelona: imagens promovidas e imagens captadas às vezes se contradizem e às vezes se corroboram, Mas umas e outras têm em comum sua peculiar forma estereotipada e superficial. A imagem da Barcelona turística é uma representação (uma projeção ideal) da própria cidade; esta idealização de Barcelona oferece uma imagem reduzida a tópicos e estereótipos que proporcionam à cidade uma identidade especial. A imagem promovida é dedicada a selecionar e exibir uma série de fragmentos da cidade que ao mesmo tempo consegue converter em identificações naturais da mesma. Embora a conversão de recursos em referentes seja eficiente para a criação de imagens, também pode confundir a realidade. Assim, o olhar do turista que passeia por Barcelona é um olhar rápido, efémero e superficial que acaba assumindo como representativas as abreviações promovidas. A passagem da imagem vendida à imagem percebida prejudica a identidade de Barcelona; as imagens hegemónicas favorecem a consolidação de estereótipos de todo o tipo.