Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 5 n. 2 (2007): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 05(2), 2007; 139-148
Palavras-chave:
Promoções de preços; Qualidade do serviço; Satisfação; Pacote turístico
Resumo: No mercado turístico é frequente o uso de promoções a preços, a fim de aumentar as vendas de um produto. No entanto, a utilização destas ferramentas promocionais de forma indiscriminada pode afectar a avaliação do consumidor da compra e os resultados empresariais a longo prazo. Este trabalho analisa o efeito das promoções em preços sobre a avaliação do turista do produto adquirido e sobre seu nível de satisfação, e é aplicado à compra de um pacote turístico- co. Para realizar a análise é realizada uma pesquisa empírica focada nos turistas que viajaram da Espanha para os países da América do Sul, América Central e Caribe através da compra de um pacote turístico. Os resultados indicam que a qualidade percebida na viagem é a variável que tem uma maior influência na formação da satisfação do turista. Além disso, o efeito das promoções em preços sobre a satisfação é indireto, negativo e tem uma forma não linear.