Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 5 n. 3 (2007): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 05(3), 2007; 287-305
Palavras-chave:
Barcelona; turismo; Imagem de uma marca; Patrimônios comodos; Patrimônio incômodo
Resumo: Barcelona é hoje uma cidade de referência no mapa turístico mundial. Isto foi fruto de um processo de terciarização de sua economia e da construção de uma poderosa imagem de marca, desde os JOO e até nossos dias. Neste contexto, a cultura foi colocada no eixo da estratégia global de desenvolvimento, tratando de construir um “espetáculo cultural” destinado a diferenciar a cidade no mercado. Além disso, promovem-se ícones específicos, orientados para apoiar uma visão catalã, cosmopolita e moderna, acrescentando-lhes ainda valores simbólicos como a diversidade, a tolerância ou a mediterraneidade. Para o efeito, uma série de elementos patrimoniais são estimulados até à saciedade, enquanto outros são relegados e até escondidos. Barcelona aparece portanto como o resultado de uma planificação estratégica perfeitamente orquestrada desde o poder Politico, e dissimulada sob a aparência do consenso social e a participação cidadã.