Publicações de Turismo
Nova busca:        


Competência Turística e Estratégias: a coerência entre modelos
 
     Competência Turística e Estratégias: a coerência entre modelos
     Tourism Competition and Strategies: the coherence between models
     Competencia Turística y Estrategias: la coherencia entre modelos


Autor(es):
Ascanio, Alfredo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 6 n. 1 (2008): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 06(1), 2008; 117-120

Palavras-chave:
competência turística; estratégias; modelos turísticos


Resumo: No livro do autor Antonio Francés (2003) denominado Turismo: competitividade e estratégia, analisa-se a competitividade turística entre três destinos localizados no Caribe, ou seja: República Dominicana, Cuba e Venezuela, aplicando o Modelo denominado Painel de Comando Integral (The Balanced Scorecard), Kaplan e Norton, (1996) utilizando os seguintes fatores: atrativos turísticos, experiência e satisfação do visitante, fator de oferta de quartos hoteleiros, preço médio do pacote turístico para o mercado europeu e um fator dissuasivo que tem a ver com problemas no ambiente social ou contexto. Cada fator apresenta um dado resgatado de uma fonte e esse dado é então normalizado, ou seja, é levado a proporções ou percentagens ao comparar o dado para um destino com o dado de um destino considerado o melhor em termos de pontuações.