Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 3 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(3), 2009. Special Issue: Innovación y emprendeduría en el sector turístico; 491-501
Palavras-chave:
Segmentação dos mercados financeiros; Análise conjunta; Análise de um conglomerado; Preferências dos turistas em geral
Resumo: Neste trabalho, queremos ilustrar as vantagens do uso combinado da Análise Conjunta e da Análise de Cluster na segmentação do mercado. Os benefícios são facilmente compreensíveis, uma vez que a Análise Conjunta permite aos pesquisadores conhecer a estrutura das preferências do consumidor e a Análise de Agrupamento permite agrupar esses consumidores por suas preferências. Assim, com a enorme diversificação que caracteriza o turismo, não faz sentido segmentar o mercado a priori proce- dures. É preferível realizar uma segmentação post hoc para conhecer informações mais detalhadas e relevantes, como preferências turísticas (estimadas com a Análise Conjunta). Este procedimento cria uma vantagem competitiva. Assim, a segmentação dos mercados com base nas preferências dos consumidores permite aos pesquisadores e profissionais avaliar melhor quais são as preferências reais (por clusters) e desenvolver melhor estratégias de marketing que melhor se adapte às preferências dos consumidores’ .