Empreendedores turísticos locais e sua intermediação na esfera das políticas públicas: o caso de Maiorca. Uma aproximação desde a sociologia histórica e política
Empreendedores turísticos locais e sua intermediação na esfera das políticas públicas: o caso de Maiorca. Uma aproximação desde a sociologia histórica e política
Local tourism entrepreneurs and their intermediation in the field of public policies: the case of Mallorca. An approach from historical and political sociology
Emprendedores turísticos locales y su intermediación en la esfera de las políticas públicas: el caso de Mallorca. Una aproximación desde la sociología histórica y política
Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 7 n. 3 (9): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 07(3), 2009. Special Issue: Innovación y emprendeduría en el sector turístico; 371-380
Resumo: Os desenvolvimentos turísticos de massas na década de 1960 permitem o aparecimento de uma classe empreendedora turística local no Mediterrâneo espanhol e nas Ilhas Canárias. Esta nova classe em- prendedora, juntamente com os grossistas europeus e a administração pública franquista, constitu- yen os atores chave no processo econômico que tem comportado implicações econômicas, ambienta- les, sociais e políticas a estas regiões até nossos dias. Complementarmente aos habituais análi- sis econômicos sobre a classe empreendedora turística local, este artigo pretende constituir uma aproxi- mação histórica, política e comparada das condições que ajudaram a criar a empreitada local. Para isso se toma o exemplo, com corantes paradigmáticos, de Maiorca.