Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 1 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(1), 2010; 91-112
Palavras-chave:
Oleoturismo; Rotas alimentares; Perfil do consumidor; Denominações de origem; Turismo gastronómico
Resumo: Nos últimos anos, registou-se em Espanha um aumento da procura de turismo gastronómico (sobretudo enoturismo e oleoturismo). Para atender a esse crescimento, são cada vez mais as denominações de origem protegidas que se certificam e as rotas gastronômicas que se criam. Estas últimas converteram-se num meio para unir sinergias entre as zonas rurais dedicadas à agricul- tura com baixos níveis de rendimento e o turismo, que procura tomar contacto com os alimentos regionais, gerando rendimentos adicionais nessas zonas agrícolas. Neste trabalho se apresenta um estudo onde se analisa a oferta e demanda da atividade de oleoturismo em uma área geográfica determinada, a rota que pertence à Denominação de Origem de Priego de Córdoba.