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De Planejamento Estratégico a Cidade Branding: Algumas Evidências Empíricas na Itália
 
     De Planejamento Estratégico a Cidade Branding: Algumas Evidências Empíricas na Itália
     From Strategic Planning to City Branding: Some Empirical Evidence in Italy
     De la planificación estratégica a la marca de la ciudad: algunas pruebas empíricas en Italia


Autor(es):
Rizzi, Paolo
Dioli, Ilaria


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 3 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(3), 2010. Special Issue: Ciudades como espacios creativos para el turismo cultural; 39-49

Palavras-chave:
Planejamento estratégico; Marketing de sites; Marca de cidades; Patrocínio de eventos; Atração de fundos estrangeiros de investimento diretos de turismo


Resumo: Em um mundo globalizado, onde os lugares competem uns com os outros, a imagem da cidade desempenha um papel crucial para atrair turistas e investidores, e para fazer os cidadãos ficarem com satisfação e evitar a sua mudança de distância. Ao explorar as conexões e implicações entre a teoria e os resultados empíricos de algumas cidades italianas quanto à sua atratividade para turistas e investidores, este artigo pretende oferecer uma visão geral útil tanto para acadêmicos e profissionais. O objetivo não é apenas analisar a extensa literatura sobre planejamento estratégico marketing local e de marca da cidade, mas focar especificamente em alguns casos italianos (Turim, Gênova, Veneza, Piacenza), onde a aplicação dos instrumentos acima mencionados forneceu resultados interessantes para comparar.