Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 4 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(4), 2010; 493-505
Palavras-chave:
Educação em Turismo; Perfil de professor; Competências docentes; Estudantes; Didática
Resumo: Este trabalho analisa o perfil dos professores de Turismo a partir da importância atribuída pelos estudantes a um conjunto de cinco competências (didática; conhecimento teórico; experiên- cia de mercado; relacionamento; exigência). Além de uma revisão de literatura, foi realizado um estudo de campo junto a 140 estudantes de instituições de ensino da cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por análise descritiva e análise conjunta e verificou-se que: em geral, a didática foi a competência docente com maior importância percebida, seguida pela experiência de mercado; verificações adicionais indicaram que, apesar de se manter a ordem de importância, os pesos rela- tivos das competências variam de acordo com a metade do curso, com o gênero, e com a condição de trabalho dos estudantes.