Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 8 n. 4 (2010): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 08(4), 2010; 431-444
Palavras-chave:
atitude do residente; planejamento de destinos; marketing de posicionamento; estudo longitudinal
Resumo: A procura de factores competitivos dos destinos é uma necessidade para a gestão sustentável do mesmo. Um dos fatores a potenciar é um posicionamento adequado e diferença- do, restringido aos agentes que participam nas experiências do turista, entre elas a interação da comunidade residente com o turista. O “trato amável” é um intangível básico para as estra- tegias de comunicação, de muitos destinos, que impulsionam a escolha de um destino e permitem reforçar o sentimento de aceitação mútua entre residente e turista, afectando a satisfação do visitante. Na atitude do residente não só é importante conhecer a realidade de um momento, avaliando o impacto dos benefícios e custos, assim como a incidência de fatores intrínsecos e extrínsecos ao residente, também é peremptório, para uma tomada de decisões de acordo com a realidade, a avaliação permanente e constante sobre o que acontece com a atitude do residente, é consistente ou instável no tempo?