Resumo: A evolução do turismo e, em particular, a sua gestão pública tem procurado adaptar-se às novas tendências e exigências do mercado turístico (Fayos-Solá, 2004), gerando assim, uma das mudanças mais notáveis e estruturais que o constitui a emergência de novas dinâmicas territoriais Turísticas (Lopez palomeque e Font X., 2010); uma delas é a Catalunha que procura no turismo gastronómico um produto e alternativa de diversificação da oferta turística concentrada historicamente no turismo de Sol e Praia. O município de Vilanova i la Geltrú apostou no turismo gastronômico, a partir da criação e promoção do “Plano Gastronômico da Cidade” articulando agentes públicos e privados. Vilanova é um território particularmente interessante já que sua proximidade com Barcelona a converte em um cenário que constantemente busca a autenticidade e diferenciação de uma marca turística altamente competitiva e posicionada. A presente comunicação analisa o recurso gastronómico de Vilanova de forma conjunta com as acções públicas e privadas destinadas a reforçar essa diversificação da oferta turística através da aplicação da metodologia DAFO como ferramenta de análise de dados.