Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 9 n. 2 (2011): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 09(2), 2011; 423-436
Palavras-chave:
da personalidade da marca; Restaurante; Emoção; Satisfação por parte do cliente; Fidelidade
Resumo: O objetivo desta investigação é analisar o efeito da personalidade da marca de um restaurante nas emoções do cliente (positivas e negativas), a satisfação do cliente e a fidelidade à marca, utilizando modelos de equações estruturais. A pesquisa também ana- liza a aplicabilidade do modelo fivefator na escala de personalidade da marca para restaurante. Os dados empíricos foram coletados com a aplicação de questionários em seis restaurantes típicos de Campos de Jordão-SP. Esta pesquisa confirma cinco dimensões da personalidade típica de um restaurante com foco turístico. Também, os resultados sugerem que as emoções dos clientes impactam diretamente na satisfação e fidelidade à marca. Desta forma, os empren- dedores ganharão muito ante um acompanhamento constante das percepções de seus clientes em relação à marca e à personalidade do restaurante.