Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 9 n. 2 (2011): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 09(2), 2011; 341-351
Palavras-chave:
touroperadores; intermediação; pacote turístico; turismo de sol e praia; ilhas canárias; Tenerife
Resumo: Nos últimos anos, diversos autores levantaram o fim da intermediação turística. Dado que a Internet permite uma comunicação eficaz entre prestadores de serviços turísticos e clien- tes geograficamente distantes, seria cada vez menor a percentagem de pessoas que recorreriam a inter- mediarios para organizar as suas viagens. Outros autores afirmam que o impacto das novas tecnologias pode não ser a desintermediação, mas a mudança na intermediação, em função de fatores como a proximidade cultural entre turista e destino. Neste trabalho, analisou-se o caso de Tenerife (Espanha) e verificou-se que a utilização dos intermediários continua a ser largamente maioritária. Coloca-se, portanto, a questão de saber se os factores associados à estrutura dos mercados turísticos, frequentemente pouco considerados, podem influenciar a configuração da distribuição turística.