Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 1 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(1), 2012.; 139-145
Palavras-chave:
Marketing turístico; Segmentação de mercados; Preferências dos turistas; Multidimensional Scaling; Análise Cluster
Resumo: Actualmente, os mercados orientam-se cada vez mais para a satisfação das preferên- cias dos consumidores como forma de alcançar um crescimento sustentável. Assim, gerir os produ- tos turísticos desde um enfoque de Marketing e com base numa estratégia de I+D+i, ou seja, Inves- tigação de mercados e Desenvolvimento de metodologias Inovadoras é um paradigma cada vez mais utilizado. Neste sentido, o principal objectivo do presente trabalho é ilustrar as vantagens associadas à aplicação do MDS no momento de analisar as preferências dos consumidores-turistas e de seg- mentar mercados. Os resultados permitiram identificar a existência de 3 clusters, concretamente, um cluster orientado pelo Clima agradável; um cluster orientado pela Ampla oferta de diversão nocturna e um cluster orientado por uma Ampla oferta cultural, Preços e Gastronomia de qualidade..