Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 10 n. 2 (2012): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 10(2), 2012. Special Issue: Revisiting hospitality and tourism: New perspectives; 25-35
Palavras-chave:
Festival de Música; Gestão de eventos; Teoria das partes interessadas; Estratégias das partes interessadas; Relações
Resumo: Mesmo que os eventos possam representar importantes motores para o desenvolvimento local, só é possível ter uma contribuição económica e social genuína quando o evento é realizado dentro de um paradigma que enfatiza a importância de interações complexas entre o proponente do evento e seus acionistas. Dentro do setor de eventos, os festivais representam um sub-campo específico que compartilham similaridades de tempo e peculiaridades em comparação com outras tipologias. Este artigo analisa o contexto italiano de festivais de música e aprofunda as relações entre o organizador do festival e atores públicos e privados usando a abordagem de gestão de stakeholders. As conclusões sugerem que os festivais italianos têm um nível razoável de empreendedorismo, uma vez que a análise revela uma boa predisposição para o uso de práticas de gestão.