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Especificação de Sistema de Gestão de Web Site de Curso

 

:: Descrição Geral

  • O sistema deve permitir o gerenciamento de informações em um banco de dados (armazenamento e alterações) e a disponibilização automática para visualização em um Web Site.
  • O sistema deve ser desenvolvido genericamente para um curso qualquer, com o objetivo de ser usado para o curso de Sistemas de Informação na EACH, mas podendo ser também usado (de forma replicada) por outros cursos, da EACH ou de outras unidades/instituições. Assim, nenhum nome de curso, unidade, universidade deve ser apresentado de forma inflexível, mas sim serem cadastrados pelo administrador do sistema.
  • Docentes, Funcionários, Coodernador e Alunos poderão cadastrar e/ou alterar informações pelo sistema; e o sistema deve, na seqüencia, postar estas informações automaticamente no Web Site. Opcionalmente, perfis (grupos de usuários) adicionais podem ser criados pelo administrador do sistema.
  • A informações que poderão ser cadastradas são as seguintes:
    • A respeito de professores: informações pessoais (nome, foto, formação, área de pesquisa, grupo de pesquisa, página pessoal, etc.); carga didática atual. Algumas informações a respeito dos docentes serão cadastradas pelo administrador do sistema, por exemplo, a carga didática é cadastrada pelo administrador. Outras serão cadastradas pelo próprio docente.
    • A respeito do curso: nome do coordenador e suplente; descrição geral do curso; especializações; atas das reuniões da Comissão de Coordenação de Curso; atribuição de carga didática; eventos (e.g., palestras); oportunidades de estágio; lista de softwares utilizados em cada disciplina.
  • As informações cadastradas deverão ser armazenadas em um banco de dados e ser posteriormente postadas  no web site do curso.

 

:: Funcionalidades

  • Cadastros de Pessoas:
    • Grupos: docente/funcionário/aluno, permissões de acesso.
    • Usuários: nome, grupo, login, senha.
  • Inclusão/Alterações e Disponibilização de informações: todas as informações apresentadas no Web Site devem poder ser cadastradas via sistema Web pelos usuários (dependendo de seu perfil).
  • Visualização de Informações por Perfil: alguns tipos de informações podem ser visualizados por qualquer usuário, enquanto outros tipos podem ser visualizados por apenas usuários de um determinado grupo. Alternativamente ou adicionalmente, alguns tipos de informações podem ser visíveis apenas a IPs dentro da USP. O sistema deve permitir que um administrador informe que tipo de informação pode ser cadastrada/alterada e visualizada por determinados tipos de usuário ou IP (EACH, USP, externo).
  • Manter histórico de alterações: manter histórico de alterações por: informação, responsável pela inclusão/alteração, data de inclusão/alteração. Apenas histórico/registro (log) dos itens de informação alteradas, e não controle de versionamento das informações alteradas; ou seja, não é necessário manter o diff das informações antigas e novas.
  • Emitir Relatórios: o coordenador do curso poderá emitir relatórios sobre a carga didática de um docente em um dado período, a lista de eventos que ocorrem em um dado período, etc.

 

:: Informações para o Sistema Web/ Web Site

Visão Geral do Curso: Texto, link para curso na página da EACH.

Contatos Básicos: Assunto, Nome, Email, Telefone.

Cargos/Funções: Assunto, Nome, Email, Telefone.

Notícias/Novidades: Título, Texto, Foto, Data de Cadastro.

Eventos: Título, Texto, Data/Hora de realização, Local, Data de Cadastro.

Pessoas:

  • Docentes: Nome, Email, Telefone, Prédio/Sala, Foto, Cargo, Formação (Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado) e Curso/Local, Resumo da biografia, Carga didática (antiga e atual), Link para Página Pessoal, Link para Lattes, Grupos de Pesquisa, áreas de Pesquisa/Orientação, Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão, Disciplina.
  • Funcionários e Cargos/Funções (visão por nome e por cargo/função): Nome, Email, Telefone, Prédio/Sala, Foto, Cargo/Função, Link para Página Pessoal.
  • Alunos: Nome, Email, Telefone, Prédio/Sala, Foto, Link para Página Pessoal, Link para Lattes, Grupos de Pesquisa, Projetos de Pesquisa.

Ensino - Graduação:

  • Quadro de disciplinas: disciplina, docente, horário, carga horária, link para página da EACH.
  • Estágio:
    • Opções/Vagas de Estágio: título, empresa, área, descrição, data de postagem.
    • Estágios em Andamento: título, empresa, área, descrição, período de vigência (data de início e data de fim).
    • Relatórios de Estágio: relatórios intermediários, relatórios finais.
  • Regras/Regulamentos: grupos de documentos (estágio, etc), título, link para documento.
  • Formulários/Modelos de documentos: grupos de documentos (estágio, etc), título, link para documento.
  • Laboratórios de Ensino: lista de laboratórios com a sua localização, número de microcomputadores operacionais, etc.

Pesquisa:

  • Grupos de Pesquisa: Título, descrição, Docentes, Alunos, áreas de Pesquisa, Projetos de Pesquisa, Laboratórios, Publicações, Link para página, logotipo.
  • áreas de Pesquisa/Orientações (IC, TCC, Mestrado, Doutorado): Titulo, Descrição, Docentes, Projetos, Laboratórios, Publicações.
  • Projetos de Pesquisa: Título, Descrição, Agencia de Fomento, Docentes, Alunos, áreas de Pesquisa, Laboratório, Publicações, Link para página, Logotipo.
  • Laboratórios de Pesquisa: lista de laboratórios com a sua localização, equipamentos operacionais, etc.

Extensão:

  • Projetos de Extensão: Título, Descrição, Docentes, Alunos, Link para página.
  • Cursos de Extensão: Título, Descrição, Link para página.

Infra-estrutura:

  • Laboratórios: Para cada um: Título, descrição, tipo (ensino/pesquisa), responsável (docente/funcionário), prédio/sala, foto, logotipo, link para página.
  • Outros recursos de infra-estrutura

Reuniões: cadastrar atas de reuniões (por exemplo: CoC) e torná-las disponíveis para acesso exclusivamente para IPs da EACH-USP.

Softwares usados: nome, descrição, link para página, licença, disciplina, laboratório.

Publicações:

  • Relatórios Técnicos: Título, Resumo, Autores, Grupo de pesquisa, área de pesquisa, projeto de pesquisa, Data de Publicação, link para documento.
  • Relatórios de Iniciação Científica: Título, Resumo, Autores, Grupo de pesquisa, área de pesquisa, projeto de pesquisa, Data de Publicação, link para documento.
  • Trabalhos de Conclusão de Curso: Título, Resumo, Autor, Grupo de pesquisa, área de pesquisa, projeto de pesquisa, Data de Publicação, link para documento.
  • Relatórios de Estágio: Título, Abstract, Autor, Empresa, link para documento.
  • Livros: Título, Resumo, Autores, Editora, Data de Publicação, Grupo de pesquisa, área de pesquisa, projeto de pesquisa, link para página 

Premios/Distinções recebidos: Título, Entidade Oferecedora, Pessoas ganhadoras (docentes/alunos), Descrição, Foto, Data

FAQ: grupos de perguntas/assuntos, perguntas, respostas.

Extras:

  • Links específicos: links para EACH, USP e outros.
  • Buscador interno/externo.
  • Links gerais: grupos de links/assuntos, título, link para página, descrição, logotipo.
  • Mapa do site. 

 

:: Observações

  • Itens sublinhados: os itens sublinhados representam informações a serem cadastradas em outros locais, mas que podem/devem ser associadas/relacionadas a outros itens. Exemplo: o cadastro de docentes e o cadastro de áreas de pesquisa são cadastros diferentes, porém o docente pode ser associado a um ou mais áreas de pesquisa e uma área de pesquisa pode ser associada a um ou mais docentes.
  • Agrupamentos:
    • Por data: para as informações que são associadas a datas, estas devem ser apresentadas no Web Site de forma agrupada por ano e/ou mes, a depender de cada caso;
    • Por tipos similares: informações a serem apresentadas para várias entidades devem ser apresentadas primeiramente em um nível geral (ou seja, uma lista) e depois em um nível específico (ou seja, detalhes de um elemento). Exemplo: lista de docentes e detalhes para cada docente.

 

:: Complemento Pós Entrega de Especificação de Requisitos (Requisitos nao claros ou nao presentes)

  • Cadastro de alunos deve ser feito pelo sistema. O aluno informa nome, número USP e email USP; o administrador recebe o pedido, checa manualmente os dados no Jupiter, (preenche seu ano de ingresso), e libera (ou nao) o cadastro do aluno; se liberar, o sistema gera a senha e envia para o número USP do aluno.
  • Qualquer decisao de "quem pode fazer o que" deve ser flexível e genericamente tratada pela funcionalidade de "controle de direitos de usuários" (ou similar). Nada deve ser fixo no sistema. Por exemplo, não se deve deixar fixo que apenas funcionário pode cadastrar ata de reunião.
  • Usuário pode optar ou nao por se registrar (logar) no sistema; se nao se registrar, fica como usuário visitante; se registrar-se, pode/deve pedir encerramento da sessao depois.
  • Carga didática/horária:
    • Depois do cadastro separado de docentes e de disciplinas: cadastrar qual(is) professor(es) está(ao) associado(s) para qual(is) disciplina(s), informando o(s) horário(s) e a(s) sala(s) de aula. Este cadastro deve ser realizado semestralmente, e os anteriores nao devem ser removidos do banco de dados, de modo a poderem ser visualizados em opçoes de navegaçao ou por meio da emissao de relatórios.
    • Visualizar estas informaçoes de várias formas:
      • A partir da página de um professor, deve ser possível visualizar (preferencialmente por meio de uma tabela) quais as disciplinas que ele (e apenas ele) está associado no semestre atual (e nos semestres anteriores, por meio de botoes de navegaçao), informando o(s) semestre(s) do curso, o(s) horário(s) da(s) aula(s), e a(s) sala(s) de aula.
        • (Opcional) os demais campos da tabela devem poder ser preenchidos com informaçoes apresentadas pelo docente dono.
      • A partir da página de cargas horárias, ao escolher um semestre, uma tabela deve aparecer com as disciplinas, professores, horários e salas de aula. Este horário vai valer para um aluno regularmente matriculado em seu semestre normal.
  • Publicaçoes: informar autores das publicaçoes de forma que elas apareçam nao apenas na seçao de publicaçoes, mas também nas seçoes de docente, alunos, etc.
  • Publicaçoes: deve incluir artigos (revistas e anais de eventos), além de relatórios, trabalhos de TCC, livros, etc.
  • Informaçoes sobre docente: cadastrar também horários de atendimento a alunos, e publicaçoes (obter da lista de publicaçoes cadastrada cujo autor é ele, ou permitir que ele vá lá na lista de publicações cadastrar uma nova publicação).
  • Além de remover usuários do sistema, o sistema deve permitir que o administrador desative os usuários; neste caso, todas as informaçoes dos usuários (diretas ou indiretas) deixarao de ser apresentadas no sistema. O administrador pode também reativar usuários.
    • Exemplo de informaçao direta: a página com as informaçoes básicas do usuário; exemplo de informaçao indireta: uma página contendo um projeto de pesquisa do qual o usuário faz parte e por isso aparece seu nome nela.
    • (Opcional) O sistema continua apresentando os dados referentes ao usuário, porém numa outra categoria: ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, etc. Para isso, o sistema precisará apresentar listas separadas de ex-usuários; inclusive em informaçoes indiretas - ex.: um projeto de pesquisa pode ter listado para ele professores, alunos, ex-professores, ex-alunos.
    • (Opcional) o administrador pode escolher por fazer que o cadastro do aluno vença depois de 4 anos de seu ingresso, sendo automaticamente desativado; caso ele nao tenha terminado o curso, ele precisará pedir uma reativaçao via sistema pelo administrador. O administrador pode escolher que essa desativaçao nao ocorra automaticamente.
  • (Opcional) FAQ automáticas: o sistema permite que um usuário (ou visitante) envie perguntas ao administrador, que pode responder ele mesmo ou repassar para outro usuário responder. Ao responder a pergunta, o administrador ou usuário pode optar por responder apenas para quem enviou a pergunta ou entao responder na forma de uma nova entrada de FAQ. No caso de gerar uma nova entrada do FAQ, o administrador ou usuário pode editar a pergunta (para adequá-la) e preencher a resposta; para o usuário que fez a pergunta, é apenas enviada uma resposta informando que foi criada uma nova entrada de FAQ para sua dúvida.
  • Backup dos dados: o sistema deve permitir que backups automáticos sejam configurados pelo administrador em periodicidade e tipos de informaçao a serem definidos pelo próprio administrador.
  • Senha: O sistema deve possibilitar que a senha esquecida seja recuperada (enviada para o email cadastrado). O sistema deve permitir que a senha seja alterada, confirmando a nova senha (informando duas vezes).
  • As páginas contendo informaçoes de cada usuário (professor, aluno, funcionário) sao criadas/apresentadas assim que o novo usuário for criado.
  • Reunioes da CoC: permitir que seja cadastrado o calendário de reunioes da CoC, além das atas de reunião (dia/hora das próximas reunioes - isto é, das reunioes no semestre/ano).
  • Permissoes de acesso: deve haver permissoes de dois tipos para serem atribuídos pelo administrador para um grupo de usuários - visualizar e criar. O alterar/modificar/editar deve ser automaticamente possível para quem criou a informaçao (pelo menos); assim nao é necessário definir quem pode alterar, mas sim armazenar quem criou uma informaçao e deixar que apenas ele pode alterar; se optar-se por definir quem pode alterar, quem criou a informaçao deve automaticamente ganhar o direito a alterar.
  • Qualquer tipo de informaçao que pode ser cadastrada pelos alunos deve passar por uma liberaçao do administrador, tais como: evento, notícia, vaga de estágio, página pessoal, etc.
  • Informaçoes que possuem data de vigencia (ex: projeto de pesquisa, estágio em andamento, etc) deveriam poder ser visualizados de pelo menos duas formas: todos e apenas os vigentes.

 

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