Eye tracking: o que é, como funciona e suas aplicações

Eye tracking: o que é, como funciona e suas aplicações

Por Alexandre Kenji Okamoto e Felipe Voigtlaender Furquim

O que é?

Rastreamento ocular, do inglês Eye tracking, é um método para estudar a atenção visual do usuário. Com ele, é possível determinar em que área fixa sua atenção, por quanto tempo e a sequência que segue na exploração visual. 

Atualmente, a técnica mais utilizada é a Reflexão da Córnea no Centro da Pupila, PCCR em inglês, pois não é intrusiva. Para isso, é necessário usar um dispositivo que viabiliza a coleta de informações, o eye tracker.

Há dois tipos de eye trackers: Screen based eye trackers (baseado em tela) e Wearable eye trackers (vestíveis). O primeiro tipo é totalmente não intrusivo, registra o movimento ocular à distância, normalmente, integrado com o monitor e interfere menos nos processos de avaliação. Já o segundo, dá liberdade de locomoção para o usuário, já que é algo vestível (como um óculos, por exemplo).

Wearable eye tracking
Disponível em: https://edgegroup.com.br/cherry-services/eye-tracking/
Screen based eye tracking
Disponível em: https://venturebeat.com/2018/02/28/__trashed-28/

Como funciona

Explicaremos, de forma sucinta, a técnica PCCR. O eye tracker emite raios infravermelhos em direção aos olhos do usuário, causando padrões de reflexão na córnea e na pupila. A movimentação do olho redireciona a córnea, modificando esses padrões de reflexão. Então, uma câmera irá capturar a imagem do olho, permitindo calcular com precisão (com base nos ângulos e distâncias) para onde o usuário está olhando.

Os principais dados que o eye tracker geram são: sacadas, pontos de fixação, tempo de fixação e micro sacadas. Sacadas são os movimentos que os olhos fazem entre dois pontos focais, os quais são os pontos de fixação. Tempo de fixação é o tempo em que o usuário ficou olhando para um ponto focal, e as micro sacadas são pequenos movimentos feitos dentro de um ponto focal.

Com o auxílio de um software, é feita a junção dos dados obtidos pelo eye tracker com a imagem da cena estudada, podendo ser real ou virtual. O resultado mostra os principais lugares que o usuário olhou, de forma semelhante aos heatmaps, mapas de calor, que são uma das ferramentas de web analytics, um outro assunto. As regiões com cores mais quentes são onde o usuário fixou mais seu olhar. Como pode ser visto na imagem abaixo.

Heatmaps gerados pelo Eye Tracking
Disponível em: https://imotions.com/blog/visual-attention-consumer/

Aplicações

O eye tracking tem diversas aplicações:

  • Comércio: Como ele identifica para onde uma pessoa está olhando, é possível tirar conclusões do que chama mais atenção do cliente, possibilitando entender melhor onde e como posicionar produtos em uma loja para vender mais, aprimorar a usabilidade de websites, um e-commerce por exemplo.
  • Medicina: Esta tecnologia pode ser usada para monitorar o comportamento do paciente e auxiliar no seu diagnóstico de doenças como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Esquizofrenia, doença de Parkinson e Alzheimer.
  • Jogos: Os jogadores podem ter uma experiência mais imersiva usando eye tracking, já que o jogo pode funcionar de forma dinâmica de acordo com a reação da pessoa.

Considerações finais

Atualmente, o Eye Tracking é uma tecnologia utilizada principalmente para avaliar e melhorar a experiência de usuários. Essa área de pesquisa está longe de ser exausta e os pesquisadores ainda estão estudando para entender melhor a área e encontrar novas formas de aplicar a tecnologia.

Para saber mais, acesse o site da Tobii, uma das principais empresas fornecedoras da tecnologia; e veja também este artigo do Brain Support.

Referências