O Projeto

COMPETEC é o acrônimo das palavras: COMPutação, PET e ETEC.
É um projeto desenvolvido pelo grupo PET-SI em parceria com as ETECs. As atividades são voltadas aos estudantes dessas ETECs e tem como foco ensinar programação a partir de aulas, dinâmicas e resolução de problemas. O principal objetivo deste projeto é tentar a aproximação dos alunos da ETEC ao curso de Sistemas de Informação da EACH-USP e, assim, torná-los possíveis graduandos.

A ideia é propiciar para os alunos um ambiente no qual possam discutir para chegarem às resoluções, melhorar a lógica de programação e desenvolver a habilidade de resolver problemas computacionalmente, tirarem dúvidas e interagirem com alunos de outras ETECs e com os alunos do curso de Sistemas de Informação, que são os tutores. As aulas ocorrem nas dependências da EACH-USP e, portanto, é também uma oportunidade para eles entrarem em contato com o espaço universitário.

Sendo assim, para os alunos que já fazem algum curso de tecnologia (informática, desenvolvimento de sistemas, automação, etc.), o curso é uma oportunidade de aprimorar e praticar seus conhecimentos. Já para aqueles que não tiveram acesso à programação anteriormente, o projeto é a oportunidade de ser introduzido a este mundo da tecnologia e desenvolvimento.

Foi publicado um artigo sobre a atividade em 2016 no SUDESTEPET intitulado: COMPETEC – contribuindo com o ensino de programação para alunos de escolas técnicas. Posteriormente, em 2017, esse artigo foi expandido com informações atualizadas para produzir a Revista ComInG – Communications and Innovations Gazette, que publicou em um livro contendo os capítulos estendidos dos artigos publicados
na edição da ComInG v.2 n.1.

O projeto conta com, além dos membros do PET-SI, dois alunos bolsistas selecionados pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB-USP) dedicados exclusivamente ao projeto, desde o segundo semestre de 2018.