REGULAMENTO

XI BXComp – 12º Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2022

Da Participação

Para participar da décima segunda edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Estar regularmente matriculado no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP);
  2. Ser aluno ingressante no ano de 2022;
  3. Ter cursado no ano de 2022, pela primeira vez, a disciplina ACH2001 – Introdução à Programação, ou possuir reaproveitamento nesta disciplina;
  4. Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a ACH2001 – Introdução à Programação.

Da Inscrição

Para inscrever-se, o interessado poderá formar sua equipe, composta de três ou quatro alunos, sendo que os integrantes da equipe não precisam ser necessariamente do mesmo turno. No ato da inscrição, apenas um integrante da equipe deverá responder o formulário de inscrição, preenchendo com os dados dos outros integrantes. Haverá uma opção, caso seja uma equipe de três pessoas, de a equipe estar disponível para receber uma pessoa que se inscreveu individualmente.

Caso o interessado não tenha uma equipe formada ainda, ele terá a opção de se inscrever individualmente ou em dupla e, nesse caso, ocorrendo disponibilidade de vagas, o grupo PET-SI formará a equipe ou o integrará em uma equipe aberta a um novo integrante. Ambos os métodos serão feitos de forma aleatória.

Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas entre 12h00 de 14 de outubro até às 23h59 de 21 de outubro via formulários Google. Todos os inscritos estão sujeitos a anexar uma cópia do histórico escolar gerado pelo jupiterweb e autenticado no momento do preenchimento do formulário. A inscrição do grupo só será válida perante a submissão dos históricos de todos os integrantes do grupo.

Ao se inscrever, você está ciente de que o seu e-mail será disponibilizado para as empresas parceiras, para fins comerciais e acadêmicos.

Devido à limitação de capacidade física de um laboratório de informática de Sistemas de Informação, há uma limitação de 20 equipes. Caso o número de equipes inscritas exceda a capacidade, a preferência de participação será dada às equipes que se inscreveram com maior antecedência.

Da Realização

O campeonato ocorrerá mediante a inscrição de ao menos três equipes. O campeonato será composto por quatro etapas, com pontuação organizada no sistema de pontos corridos. As etapas ocorrerão às 14h30 presencialmente no laboratório 05 do Ciclo Básico (Primeiro andar, terceiro bloco), EACH-USP.

Tabela com as datas das etapas (sujeita a alterações)

26/10Etapa 0
16/11Etapa 1
23/11Etapa 2
30/11Etapa 3

Todas as etapas cumprem o seguinte cronograma detalhado:

14h30Esquenta e Apresentações Pré Etapa
15h00Início das Etapas
17h00Fim das Etapas e Pós Etapa

Das Regras

  1. Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe;
  2. As equipes serão classificadas em um ranking geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos em cada etapa;
  3. Em dias de competição, cada equipe deverá ter no mínimo dois competidores presentes. Caso contrário, a equipe será considerada ausente e não terá acréscimo nos pontos do Ranking Geral da competição.
  4. É proibida a comunicação entre equipes ou com pessoas que não integrem a equipe durante a realização das etapas do campeonato. Equipes que infringirem a regra não pontuaram no ranking geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas.
  5. É proibida a utilização de qualquer tipo de material de consulta durante a realização das etapas do campeonato. Equipes que infringirem a regra não pontuaram no ranking geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas.
  6. Não será contabilizado a presença do participante que chegar atrasado. 
  7. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após o horário de tolerância máxima (14h45 pelo horário de Brasília);
  8. Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores;
  9. As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa;
  10. Os desafios deverão ser desenvolvidos na linguagem de programação C;
  11. As submissões dos desafios no DomJudge podem ser feitas por qualquer membro utilizando apenas o computador definido para a equipe.
  12. Os programas serão avaliados em ambiente com o sistema operacional MacOs Mojave 10.14.6, Apple LLVM versão 10.0.1.
  13. Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos preestabelecida;
  14. Cada etapa regular terá pontuação máxima de 8 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente. Eventualmente poderão ocorrer etapas com pontuação diferenciada. Elas serão explicadas e divulgadas durante a realização do campeonato;
  15. Ao término do campeonato, em caso de empate na Classificação Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, dentre as que estiverem empatadas:
    1. A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato;
    2. A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato;
    3. A menor somatória do número de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato;
    4. A menor somatória de ausências de membros da equipe nas etapas durante todo o campeonato.
  16. Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como, por exemplo, falar palavras de baixo calão ou agir com o intuito de tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra durante o campeonato serão advertidas e, na terceira advertência, serão desclassificadas da competição;
  17. A ocorrência de qualquer forma de discriminação de gênero, raça ou orientação sexual estará passível de desclassificação dos participantes envolvidos.
  18. Em caso de plágio na resolução de algum desafio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato;
  19. Todos os participantes que comparecerem a, pelo menos, 80% do campeonato receberão uma declaração de participação. A contabilização de presença será registrada durante o encontro pré-etapa pela organização do campeonato.

Das Considerações Finais

  1. O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise;
  2. O campeonato ocorrerá integralmente no formato presencial na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP);
  3. Este regulamento está sujeito a alterações a qualquer momento, caso o grupo PET-SI considere conveniente.
  4. Casos omissos neste regulamento serão analisados pelo comitê de organização do campeonato.