LivroPet

O artigo “Revisitando o projeto COMPETEC: dojo de programação com alunos do ensino médio técnico.” escrito por um grupo formado por bolsistas do PET-SI (Igor Miyamura, Gabriel Dantas, Jeferson Bonfante, Silas Moreira e Victor Nicola), pelo ex-bolsista do COMPETEC (Vinícius Santana) e a tutora Profa. Dra. Sarajane Marques foi publicado como capítulo de um livro desenvolvida pelo Prof. Dr. Giovani Rubert Librelotto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O livro é, na verdade, um compilado de versões estendidas de artigos publicados na revista ComIng – Communications and Innovations Gazette, que foca na produção e divulgação científica-tecnológica das áreas de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

O COMPETEC é um projeto de extensão universitária que tem como objetivo apoiar o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de programação a partir da realização de dojos de programação. O projeto vem sendo realizado na Universidade de São Paulo desde 2014, como uma atividade do programa de educação tutorial federal (PET- SESu/MEC). Esse projeto e organizado por alunos de segundo e terceiros anos do curso de graduação em Sistemas de Informação, para alunos do ensino médio técnico. Em 2016 o projeto passou a ser avaliado semestralmente a partir da aplicação de questionários aos participantes. Este capítulo apresenta uma análise conjunta de dois semestres, estendendo uma discussão apresentada em COMPETEC – dojo de programação como reforço ao ensino de programação. Para maiores informações de como adquirir a revista, clique aqui!

Fechar Menu