Tema abordado: medidas contra evasão e retenção de alunos em cursos de computação.

Grupos participantes da reunião:
PET Ciência da Computação – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com o Professor Doutor Marcio Oyamada e alunos do grupo PET.
PET Ciência da Computação – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com o Professor Doutor Raimundo Barreto.
PET Sistemas de Informação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o Professor Doutor Sérgio Serra.
PET Engenharia da Computação – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a Professora Doutora Patrícia Dockhorn Costa e alunos do grupo PET.
PET Sistemas de Informação – Universidade de São Paulo (USP), com a Professora Doutora Sarajane Marques Peres e alunos do grupo PET.

A reunião, realizada por videoconferência via Skype, foi iniciada às 15h. Durante a mesma, foram relatados e discutidos diversas questões relacionadas à evasão e retenção dos alunos de cursos de graduação na área de computação. Entre os agentes identificados como responsáveis por tais ocorrências, estão o alto nível de complexidade encontrado em disciplinas relacionadas à matemática e computação; escassez de informação obtida pelos alunos acerca do curso em questão e da carreira de computação e dificuldade dos alunos de permanecerem longe de suas famílias, nos casos em que os mesmos se situavam em outras residências durante a graduação.

Algumas soluções para tais questões, já praticadas por alguns dos grupos PET participantes, foram levantadas. Entre as mesmas, estão a realização de dojôs de programação para os alunos; campeonatos de programação e visitas a escolas de ensino fundamental e médio, em que são divulgadas informações acerca do curso representado pelo grupo PET em questão e da carreira de computação no geral.

A reunião foi encerrada por volta das 16h 45min, e permitiu que os participantes pudessem se inspirar em soluções encontradas por outros grupos PET e se atentar a questões presentes durante a graduação que, embora existam, ainda não haviam sido identificadas pelos mesmos.

IMG_20170402_124309

IMG_20170402_124326