Em um esforço para avaliar e aprimorar a qualidade de nossa graduação, foram idealizadas, pelos docentes do curso, ações para suportar análises sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento do curso.

Entre eles está o desenvolvimento de um sistema continuado de pesquisas de opinião para compreender o perfil, expectativas e avaliações sobre o curso, por parte dos alunos e ex-alunos.

Nesse contexto, duas frentes estão em andamento e contam com a nossa participação:

• Pesquisa Alumni-SI: trata-se de uma pesquisa de opinião junto aos egressos do curso, para compreender melhor seu perfil profissional (área de atuação, inserção no mercado de trabalho, importância da formação recebida no curso para realização de suas atividades) e sua avaliação pessoal de nosso curso. O objetivo é traçar um diagnóstico da inserção profissional dos egressos, que servirá de subsídio para a tomada de ações que promovam uma maior sinergia entre o curso e as necessidades da sociedade. Esta ação está sendo desenvolvida em colaboração com o projeto “Implementação de um sistema para avaliação do Curso de Graduação em Sistemas de Informação EACH-USP“, desenvolvido pelo aluno Luiz Augusto Gama de Moraes, sob orientação do Prof. Marcelo de Souza Lauretto, dentro do Programa Ensinar com Pesquisa.
  • Pesquisa Formandos-SI: como um meio de complementar o diagnóstico traçado pelo Pequisa Alumni-SI, esta iniciativa tem o objetivo é conhecer a avaliação dos formandos em relação à qualidade da graduação e suas expectivativas profissionais, buscando compreender a percepção do aluno em relação ao preparo oferecido pelo curso na transição para a vida profissional. Tendo em vista a dificuldade inerente à busca de informações junto a ex-alunos, esta pesquisa tem ainda o objetivo de criar um banco de dados com informações sobre os formandos, de forma a facilitar o contato com eles nas próximas ondas da pesquisa Alumni-SI. Esta pesquisa também está sob orientação do Prof. Marcelo de Souza Lauretto.

Fechar Menu