Petiano:
Gustavo Ruggeri Pereira

Orientadora: Profa. Dra. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques

Colaborador: Prof. Dr. Helton Hideraldo Bíscaro

A Realidade Virtual (RV) pode ser definida como uma interface avançada para aplicações executadas no computador, abrangendo três conceitos básicos: interação em ambientes tridimensionais, imersão e envolvimento. Desde o advento da RV, pesquisas são realizadas para que objetos do mundo virtual representem com o maior realismo possível os objetos do mundo real. Umas das áreas mais beneficiadas com as aplicações de RV é a Medicina, na qual aplicações de simulação podem auxiliar no treinamento de procedimentos antes de aplicá-los em pacientes reais.

Em aplicações de RV para treinamento médico, além do realismo, o tempo de resposta é um requisito importante. Atrasos no tempo de resposta podem diminuir a sensação de presença e o engajamento do aprendiz durante a utilização do sistema computacional. Para isso, os modelos utilizados para representar os objetos tridimensionais formados por malhas poligonais tornam-se relevantes como focos de pesquisa. O grande desafio de uma representação eficiente para modelos geométricos, principalmente em se tratando de geometrias complexas, é atingir uma solução de compromisso entre eficiência da representação e consumo de recursos computacionais (tempo e memória).

No contexto de RV, quanto maior o grau de realismo de um ambiente, maior é a “resolução” dos objetos geométricos nele representados e, portanto, maior é a necessidade de eficiência na representação dos mesmos. Os objetos de interesse deste projeto são modelos geométricos de órgãos humanos que constituem partes de um framework de  treinamento médico denominado ViMeT (Virtual Medical Training). Este framework utiliza técnicas de processamento de imagens e realidade virtual para construir aplicações para simulação de treinamento médico, especificamente exames de biópsia.

O objetivo desse projeto é a integração de estruturas de dados capazes de representar eficientemente modelos geométricos de órgãos humanos ao framework ViMeT, que atualmente utiliza uma estrutura de dados pouco eficiente. Para isso, serão estudadas algumas estruturas de dados previamente definidas para representar malhas poligonais. Em seguida, uma avaliação dessas estruturas será conduzida a fim de verificar a sua eficiência e adequação para representar órgãos humanos virtuais proporcionando interação em tempo real. Essas estruturas serão incluídas no framework ViMeT, permitindo gerar aplicações flexíveis para treinamento de biópsia.

 

Fechar Menu