simple web builder

Grandes Nomes da Nanociência:
Dr. Elson Longo

Por Tainã Carvalho, postado dia 15 de fevereiro de 2018

              Para começar o ano de 2018 com o pé direto, o NanoEach terá como primeiro homenageado do ano o renomado pesquisador brasileiro Prof. Dr. Elson Longo, responsável por diversos avanços na área.
              Elson Longo da Silva nasceu em São Paulo, no tradicional bairro do Pari, em 1942. No ano de 1966 ingressou no curso de graduação em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, hoje o atual Instituto de Química (IQ) da Unesp Araraquara. Morou em Presidente Prudente, onde atendia telefones na Rádio Prudente aos treze anos de idade, e se tornou um renomado jornalista da região. Anos mais tarde ocupou o cargo de secretário de redação do jornal “O Imparcial”.
              Com o golpe de 1964 teve sua carreira jornalística interrompida, uma vez que fazia parte do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Seu pai, militar da antiga cavalaria da Força Pública, o aconselhou, então, a ir para São Paulo, onde acabou se tornando vendedor de bananas no Mercado Municipal. Mais tarde, começou a ministrar aulas de Ciências e Matemática no ensino médio em um colégio estadual, e neste período reencontrou um antigo colega do Clube de Química do ensino médio em Presidente Prudente, José Arana Varela, parceiro de muitos anos na vitoriosa trajetória acadêmica que viria a seguir. 

[Prof. Dr. Elson Longo . Imagem: http://www.dq.ufscar.br/docentes/elson-longo]


              Com Longo na UFSCar e Varela em Araraquara, juntamente com o professor Luiz Otávio Bulhões, os mesmos inauguraram o “Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica” (Liec) em 1988, com sede tanto na UFSCar quanto em Araraquara. Atualmente o Liec possui 16 professores nos dois campi e cerca de 110 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Após a implementação do Liec, Longo fez mestrado na Universidade de São Paulo e doutorado no Centre de Mécanique Ondulatoire Appliquée, na França, em 1976 na área de Físico-Química, especializando-se no estudo dos materiais.

              Atualmente, Elson Longo é professor da pós-graduação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, ele coordena o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).  

              Dentre suas contribuições na área dos materiais, destacam-se os estudos de sensores, materiais fotoluminescentes com base em titanatos e tungstatos, filmes finos ferroelétricos para utilização em memórias e materiais fotodegradadores (materiais semicondutores). Além disto, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Internacional de Cerâmica (World Academy of Ceramics). 


              Para mais informações, acesse: http://www.dq.ufscar.br/docentes/elson-longo