Vai Ter Menina na Ciência

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

27 de novembro e 4 de dezembro de 2021

9h às 12h e 14h às 16h30 

Vai Ter Menina na Ciência

O evento “Vai ter Menina na Ciência” está na terceira edição e tem como principal objetivo incentivar estudantes (meninas) do ensino fundamental 2 (oitavo e nono anos) e ensino médio em carreiras relacionadas com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O evento é totalmente gratuito e contará com diversas atividades ao longo de dois dias. As atividades que serão realizadas incluem palestras de cientistas-mulheres e realização de atividades online, de forma que as estudantes poderão conhecer um pouco do dia-a-dia de uma cientista. 

Haverá tradução/interpretação simultânea de Libras.

Datas: 27 de novembro e 4 de dezembro de 2021 (das 9h às 12h e 14h às 16h30).

Público-alvo: meninas do 8º e 9º anos do ensino fundamental 2 e ensino médio da rede pública ou particular.

Forma de participação: plataformas online de videoconferência (o endereço online será divulgado alguns dias antes do evento).

Link para inscrição: 
https://www.sympla.com.br/vai-ter-menina-na-ciencia-2021__1341549

Atividades

Ciência da Computação
Responsáveis: Profª Drª Sarajane Marques Peres e Profª Drª Karina Valdivia Delgado

Computação - programação e muito mais!!
A computação está presente em todos os lugares. Entender sobre computação não é apenas para aquelas que querem ser profissionais dessa área. Entender sobre computação é para todas que querem ter um lugar de destaque em qualquer área profissional que queira seguir.

Laboratórios de Ciências para meninas

Nesta atividade, os grupos conhecidos como Lab das Minas, Meninas na Ciência do IFSP-SMP e Clube de Ciências para Meninas do CCA irão apresentar seus projetos e os objetivos dos grupos.

Farmacologia e Envelhecimento
Responsável: Profª Drª Tânia Araujo Viel

Tik-Tok: a trend dos distúrbios

Ansiedade, solidão, visibilidade, fake news. Venha ver como as redes sociais podem influenciar a sua saúde e o seu processo de envelhecimento.

Ciências Ambientais/ Oceanografia

Responsável: Profª Drª Wânia Duleba

Importância dos Oceanos

Palestra interativa sobre a importância dos oceanos como moderador do clima, responsável pela manutenção da vida na Terra, provedor de alimentos, empregos e oportunidades. Também serão abordados temas sobre as ameaças aos sistemas oceânicos (poluição, pesca predatória, fragilidade de muitos ecossistemas oceânicos, como por exemplo a Antártica), impacto da humanidade nos oceanos, ODS14 e a Década da Ciência Oceânica da UNESCO e cultura oceânica.

Física

Responsável: Profª Drª Adriana P. B. Tufaile

Terra esférica e pêndulos

Atividade com vídeos (playlist), conversa pelos comentários dos vídeos e reunião on-line opcional. Experimentos que você pode fazer em casa com supervisão de pessoas adultas. Podemos marcar data e horário, caso queira conversar ao vivo numa chamada de vídeo com Adriana.

Biologia

Como se faz para descobrir uma vacina? Dra Luciana Cezar de Cerqueira Leite - Instituto Butantan

A Dra Luciana possui graduação em Química pela UNICAMP e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan. Nesta conversa, a Dra Luciana nos contará como é o dia-a-dia de uma cientista responsável pelo desenvolvimento de vacinas.

Matemática

Responsável: Profª Drª Rosana R. S. Vargas

Nesta oficina, serão exploradas algumas atividades lúdicas envolvendo conceitos de matemática aplicados em nosso dia-a-dia.

Ciências da Terra

Responsável: Profª Drª Rosely Imbernon 

Da “loucura” para a melhor faculdade do mundo – conversa com a Dra Carolina L. Zilli Vieira

A Dra Carolina é formada em Odontologia pela UNESP-Araraquara, possui doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP e é pós-doutora em Saúde Ambiental pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de Saúde Ambiental da Harvard School of Public Health. É professora convidada e pesquisadora associada do Departamento de Saúde Ambiental da Harvard School of Public Health. Nesta atividade, a Dra Carolina nos contará um pouco sobre trajetória de sucesso como pesquisadora renomada nacional e internacionalmente.

Química
Responsável: Profª Drª Kathia Maria Honório

Experimentação científica investigativa: vamos resolver o caso? Dra Karina Lupetti

O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica convida você para uma experimentação científica em casa. Transforme sua casa em seu laboratório. Conecte-se, aprenda a pensar como uma cientista e resolver problemas de uma forma simples e divertida.

Produtos Naturais
Responsável: Profª Drª Miriam Sannomiya

Será que microorganismos tem Química?

A diversidade de moléculas oriundas de microorganismos, é uma interessante fonte de inspiração para busca de novas drogas para às inúmeras doenças que acometem a saúde mundial. Algumas bactérias produzem lipopeptídeos com ação fungicida.