A mulher brasileira fala, 30 anos depois: Memória, intersubjetividade, método
Coordenação: Ricardo Santhiago
Pesquisadores: Ricardo Santhiago e Daphne Patai
O projeto tem como objetivo revisitar a obra “Brazilian Women Speak: Contemporary Life Stories”, de Daphne Patai, do ponto de vista da história pública, da história oral e dos estudos da memória.
Período: 2014-
Financiamento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O Brasil no sul da Flórida: Diversidade e memória
Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães
Pesquisadores: Valéria Barbosa de Magalhães, Steven Butterman e Rosana Resende
Este projeto visa registrar memórias e histórias de brasileiros que vivem no Sul da Flórida, considerando-se sua diversidade interna. Busca-se identificar e descrever, entre outras coisas, os processos de construção identitária dos LGBTS brasileiros no Sul da Flórida. Para isto, será utilizado o método da história oral, combinado com a pesquisa documental e a observação participante. O trabalho é uma colaboração entre os pesquisadores Valéria B. Magalhães (USP), Steven Butterman (University of Miami) e Rosana Resende (University of Florida) que resultou de pesquisas que constam no histórico acadêmico desses três pesquisadores. As conclusões e hipóteses levantadas no projeto levam em conta os trabalhos anteriores dos pesquisadores e sua experiência com o tema, além da carência de estudos sobre os brasileiros na Flórida e sobre orientação sexual na imigração.
Período: 2013-2016
Financiamento: CNPq.
Lembranças de antigos moradores da Zona Leste de São Paulo:
Migrantes nordestinos e história de bairros
Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães
Resumo: O projeto visa desvendar, por meio de suas narrativas de vida, a teia de relações que envolve a convivência entre moradores de origem nordestina e moradores de origem não nordestina na Zona Leste da cidade de São Paulo. O objetivo secundário do projeto é registrar a história da Zona Leste pela ótica subjetiva nas narrativas de moradores. O método escolhido para esse projeto é a história oral de vida com orientação temática.
Período: 2010-2012
Financiamento: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
História oral e imigração: Abordagem histórico-crítica da produção brasileira
Coordenação: Valéria Barbosa de Magalhães
Pesquisadores: Valéria Barbosa de Magalhães e Ricardo Santhiago
Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar a utilização da história oral e de suas técnicas nos diferentes estudos em imigração realizados no Brasil. Dentro da filiação ao campo de estudos da história intelectual, será executado um levantamento da produção bibliográfica brasileira neste escopo, distinguindo-se dois períodos: os estudos das imigrações anteriores à década de 1980, em que prevalecia a entrada de imigrantes no Brasil; e os estudos de movimentos migratórios posteriores, recentes, que abrange a saída de brasileiros deste país e a entrada de novas colônias no nosso território.
Período: 2010-2012
Financiamento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O sole mio! Memória e nomadismo na música da terra da garoa
Parceria com o MusiMid – Centro de Estudos em Música e Mídia
Coordenação: Heloísa de Araújo Duarte Valente
Pesquisadores: Heloísa Valente, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Valéria Barbosa de Magalhães, Marta Fonterrada, Márcia Tosta Dias, Ricardo Santhiago, Thomas Miguez
Resumo: O projeto estuda um grupo de canções, de origem italiana, e sua presença e suas repercussões junto à comunidade de imigrantes italianos, ítalo-descendentes, na capital paulista. Tem-se como ponto de partida o conceito de canção das mídias (Valente, 2003) como elemento ativo e de forte presença na cultura. Em sua transformação contínua, ou nomadismo , no dizer de Paul Zumthor (1997), a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula. Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio selecionados, além de depoimentos de pessoas, pretende-se analisar aspectos tais como: 1) as relações entre audiência e memória, a partir do repertório executado nos programas radiofônicos; 2) o impacto da permanência de artistas divulgadores da canção de origem italiana e o surgimento de vertentes ítalo-brasileiras, nas mídias locais; 3) as canções tradicionais, de origem italiana, como elemento constituinte das histórias de vida e do cotidiano do italiano imigrante no Brasil, sobretudo na cidade de São Paulo; 4) que repertório da música italiana foi incorporado à paisagem sonora paulistana, paulista e em outras regiões, por intermédio do rádio e, posteriormente, da televisão?.
Período: 2010-2012
Financiamento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico