Não percam nossas atividades mais recentes!

O GEPHOM USP continua ativo. Algumas de nossas atividades recentes podem ser encontradas nos links abaixo e também em nossas páginas do Facebook e do Youtube (https://www.facebook.com/gephomusp/?locale=pt_BR e https://www.youtube.com/@GEPHOMUSP)

Microcursos GEPHOM/USP.

MICROAULAS GEPHOM:

No segundo semestre de 2022, o GEPHOM organizou os Microcursos GEPHOM, que são um conjunto de aulas com duração entre 05 e 10 minutos, que abordam diferentes temas de pesquisa dos integrantes e colaboradores do grupo (dando ênfase aos temas decoloniais).

Todas as microaulas são gratuitas, não precisam de inscrições e estão disponíveis no nosso canal do Youtube: Youtube GEPHOM USP

Organização: profa. Valéria Barbosa de Magalhães (EACH/USP, Coordenadora do GEPHOM).

Temas e links para as aulas:

Mesa Redonda: Escolas de Samba e Negritude, ontem e hoje.

Na Semana da Consciência Negra 2022 na EACH/USP, o GEPHOM promoveu a Mesa Redonda: Escolas de Samba e Negritude, ontem e hoje.

EACH promove mesa redonda sobre escolas de samba e negritude

A mesa que integrou a programação da I Semana da Consciência Negra da USP discutiu a relação entre as escolas de samba paulistanas e a negritude, partindo do entendimento destas agremiações como importantes núcleos de sociabilidade na cidade e para além dos desfiles de carnaval que promovem.

A EACH recebeu 3 convidados, todos sambistas, que abordaram essa relação sob diferentes aspectos. Cada um deles fez uma apresentação inicial com cerca de 30 minutos e, posteriormente, os participantes puderam fazer perguntas e comentários. O evento contou também com transmissão virtual.

Tadeu Kaçula, sociólogo e doutorando no PROMUSP, apresentou uma contextualização histórica do desenvolvimento do samba paulista, dos batuques do interior do estado (Jongo, Tambú e Samba de Bumbo) para a capital, com o surgimento os primeiros grupos carnavalescos, formados majoritariamente por pessoas negras e periféricas, no início do século XX – como o Grupo Barra Funda, que se transformaria posteriormente na escola de samba Camisa Verde e Branco.

Palestrantes: Fernando Penteado (sambista e jornalista), Lyllian Bragança (sambista e jornalista), Tadeu Kaçula (sambista e doutorando Promuspp/USP). Mediação: Juliano Barbosa (mestrando em Estudos Culturais EACH/USP).

Local: EACH/USP Auditório Vermelho. Horário: 22/11/2022, 19h.

Organização: Juliano Barbosa (GEPHOM/USP, mestrando em Estudos Culturais EACH/USP). Apoio: GEPHOM/USP.

Palestra com o historiador Márcio Reis – História e Memória da Cidade Tiradentes.

Convidamos todes para nosso evento 09/6, 17h.

Márcio Reis é professor e historiador do bairro da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo. Sua produção desafia a história hegemônica e valoriza a memória local, usando ferramentas de conhecimento independentes das instituições históricas tradicionais. Em sua busca por documentação sobre a região da Zona Leste, Márcio tem revelado aspectos históricos da Zona Leste e da periferia da cidade até então ignorados pela grande história. Sua produção é desafiadora e de resistência. 

É coautor do livro  A História Desconhecida da Cidade Tiradentes e criador das páginas do Facebook: A Formação do Bairro da Cidade Tiradentes e  A Formação dos Bairros da Zona Leste

Não percam!

A palestra será em formato híbrido.

LOCAL:
Presencial:
Sala 330, prédio I1, EACH/USP (necessário apresentar documento e comprovante de vacinação de Covid para entrar no campus).
Transmissão online:

Palestra Márcio Reis

Palestra Márcio Reis
Márcio Reis 09jun22

 

Entrevista pública com o prof. Steven Fred Butterman – Universidade de Miami.

Convidamos todes para nosso evento da próxima quinta-feira (02/6, 14h).
Faremos uma entrevista pública com o prof. Steven Butterman, da Universidade de Miami. Entre os seus livros sobre cultura LGBTQ+ no Brasil, destacamos o mais recente: “Queering and Querying the Paradise of Paradox: LGBT Language, New Media, and Visual Cultures in Modern-Day Brazil” (2021).
Steven está visitando o GEPHOM/USP com bolsa Fulbright.
Não percam! Evento em português!

Este evento será em formato híbrido.
LOCAL:
Presencial:
Sala 330, prédio I1, EACH/USP (necessário apresentar documento e comprovante de vacinação de Covid para entrar no campus).
Transmissão online:
Entrevista com Steven Butterman
https://www.facebook.com/gephomuspDivulgação steven 02jun22

Em 2021, o GEPHOM promoveu palestras e debates decoloniais. Acompanhe no Youtube!

Desde 2019, o GEPHOM/USP tem se preocupado em debater a inclusão de saberes diversos e descolonizados na academia.

Entre 2019 e 2021, promovemos diversas palestras e debates sobre temas como: história oral decolonial; a desconstrução dos estereótipos sobre o Nordeste e os migrantes nordestinos; e questões raciais. Parte dessas palestras estão disponíveis no nosso canal do Youtube: Youtube GEPHOM

As palestras foram organizadas pela professora Valéria Barbosa de Magalhães (EACH/USP, GEPHOM), com o apoio de todos os pesquisadores do grupo.

Consulte os eventos que promovemos neste ano de 2021:

  • Migrações e Deslocamentos. 22 a 24 de fevereiro de 2021.
  • Os Nordestes Delas: memórias, afetos e representações no cinema pernambucano. Debate com as cineastas pernambucanas Adelina Pontual e Tauana Uchoa, no Ciclo de Debates Nordeste(s), em 17/06/2021.

  • Uma outra epistemologia é possível? Refletindo a construção do conhecimento a partir do pensamento decolonial, com a professora Ana Célia Silva (UFBA) e a jornalista e doutora Rosane Borges (ECA/USP). Ciclo de Debates Memórias e histórias das culturas negras no Brasil, em 09/07/2021.

  • ‘Korero tuku iho”: Decolonising the Practice, Ethics, and Politics of Oral History, com o professor maori Nepia Mahuika (University of Waikato), no Ciclo de Debates sobre História Oral Decolonial, em 21/09/2021.

  • Afrografias, memórias da oralitura, com a professora e poetiza Leda Maria Martins (UFMG), no Ciclo de Debates sobre História Oral Decolonial, em 15/10/2021.

  • La historia oral decolonial, las prácticas cotidianas de la revolución de la memoria, com a professora equatoriana María Antonia Carcelén-Estrada (USFQ), no Ciclo de Debates sobre Historia Oral Decolonial, em 11/05/2021.

 

Ciclo de Debates “História Oral Decolonial”

 

 

No segundo semestre de 2021, o GEPHOM promove uma série de quatro palestras sobre História Oral Decolonial. Coloquem nas agendas!

Não será necessário fazer inscrição! É só entrar na página do GEPHOM no Facebook e assistir. Perguntas serão recebidas nos comentários da transmissão. https://www.facebook.com/gephomusp

Organização: GEPHOM/Profa. Valéria Barbosa de Magalhães.

Acompanhe mais detalhes da programação no nosso Facebook: https://www.facebook.com/gephomusp

 

Debates HO decolonial

A palestra do prof. Nepia Mahuika está disponível em:

https://www.facebook.com/gephomusp/videos/220564300133276

Palestra Nepia Mahuika

 

Card Ciclo de Debates HO decolonial Card Palestra Nepia MahuikaCard Palestra Leda Martins Card Palestra Silvia CusicanquiCard Palestra Antonia Estrada


Oral History and Memory Research Center at USP