ISA – ATIVIDADE FÍSICA E AMBIENTE

ISA: Atividade Física e Ambiente

Este estudo teve início em 2019 e tem prazo de término em 2024, com financiamento de auxílio à pesquisa, categoria temático, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP (Acesse aqui os detalhes do processo). O investigador responsável é o professor Dr. Alex Antonio Florindo, e o projeto envolve participações de pesquisadores da USP, de outras universidades brasileiras, de universidades internacionais e de alunos de pós-graduação e de graduação. O protocolo do estudo foi publicado e está disponível aqui.

O objetivo do estudo é verificar se o ambiente construído está associado com mudanças nos níveis de atividade física no tempo de lazer, como forma de deslocamento e com o estado nutricional em adultos residentes no município de São Paulo.

Estudo de coorte tendo como linha de base o Inquérito de Saúde de São Paulo realizado entre 2014-2015. A amostragem foi feita por conglomerados e foram entrevistadas 4.043 pessoas com 12 anos ou mais de 150 setores censitários de cinco áreas administrativas de saúde (30 setores em cada área). A prática de atividade física foi avaliada por meio de questionários e o estado nutricional pelo índice de massa corporal com relato de peso e estatura.

Alguns resultados obtidos na linha de base podem ser consultados nos artigos científicos publicados e em entrevistas concedidas à SPTV e à Agência FAPESP. Desde 2020, estão sendo realizadas novas coletas de dados por inquéritos telefônicos e domiciliares para a avaliação do nível de atividade física por questionários e por acelerômetros e um novo relato de peso e estatura.  As variáveis de ambiente construído serão atualizadas por meio de georreferenciamento, e será feita nova avaliação por meio de auditagem via Google Maps nos locais de residência e de trabalho. Serão realizadas análises de custo-efetividade e modelagem baseada em agentes para verificar possibilidade de proposição de ações, programas e políticas públicas para a promoção da atividade física e de manutenção do peso saudável. Os desfechos primários serão atividade física no lazer e como forma de deslocamento. As variáveis de exposição serão os itens de ambiente construído dentro de áreas radiais. Serão realizados modelos de regressão multinível utilizando clusters de domicílios e setores censitários.