Desenvolvimento de Jogos para o Aperfeiçoamento de Algoritmos, Estruturas de Dados e Inteligência Artificial.

Coordenadores:

Prof. Dr. Luciano Antonio Digiampietri
Diogo Ditzel Kropiwiec

Equipe

Softwares Desenvolvidos

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Jogos

Servidor de Jogos de Tabuleiro: contém classes bases e para peças e jogos e implementações específicas para os seguintes jogos: jogo da velha, damas, xadrez e deflexion. O servidor é genérico e interoperável, está implementado em Java e toda a interface é baseada no padrão SOAP de comunicação e pode ser, facilmente, estendida para serviços web (web services). [zip]
Servidor de Jogos de Tabuleiro (versão II): contém classes bases e para peças e jogos e implementações específicas para os seguintes jogos: jogo da velha, damas, xadrez e deflexion (+ xadrez dinâmico parcialmente implementado). O servidor é genérico e interoperável, está implementado em Java e toda a interface é baseada no padrão SOAP de comunicação e pode ser, facilmente, estendida para serviços web (web services). [zip]
Aplicativo Local para o Deflexion: ferramenta gráfica para jogar deflexion (se comunica com o servidor de jogos para criar um novo jogo e/ou se conectar a ele). O aplicativo está implementado em C++ e usa a biblioteca Glut e outras bibliotecas de rede específicas para Linux [zip]. Abaixo segue duas cópias de tela da interface do jogo:

Aplicativo Multi-jogador, implementado em C# para interagir com o servidor de jogos. Versão atual possui: todas as operações básicas implementadas (+ girar peças e encerrar turno) [zip].

Jogador de Joga da Velha (automático): utiliza aprendizado por tentativa e erro para aprender a jogar sabendo apenas quando perdeu ou não e usando esse conhecimento para jogar melhor o próximo jogo. Está desenvolvido em Perl (são dois jogadores: um joga primeiro e o outro que jogo em segundo).

Jogador de Damas (interativo): aplicativo local feito em Prolog, o jogador automático (bot) utiliza a busca MaxMin (Inteligência Artificial) para decidir quais são as melhores jogadas.

Jogador de Truco (interativo): aplicativo Web (desenvolvido em CGI/Perl) é um sistema especialista para jogar truco.

Lemings: jogo dinâmico onde você deve ajudar os pinguins a encontrar a saída. Desenvolvido em C++, no Linux.

Jogador de Joga da Velha II (automático): utiliza diversos algoritmos da Inteligência Artificial (busca Mini Max, sistema especialista e dicionário de jogadas) para executar a “melhor” jogada. Por se tratar de um jogo simples, todo o espaço de busca é analisado por alguns dos algoritmos. Implementado em C [zip].

Tetris: convencional, implementado em C++ no Linux.

Simuladores

Torres de Hanoi: simulação automática e manual do algoritmo. Implementado em C#, utilizando a recursão clássica para este algoritmo (indução) [zip].

Passeio do Cavalo: simulação automática e manual do algoritmo do Passeio do Cavalo. O objetivo é, dado um tabuleiro quadrado n por n e uma posição inicial para o cavalo, percorrer todas as casas do tabuleiro apenas uma vez (respeitando o movimento de xadrez de um cavalo [andar em "L"]). Implementado em C#, utilizando a técnica tentativa e erro [zip].